Blogger templates

Pages

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ACREANOS REALIZAM X CONGRESSO ESTADUAL

Um dos mais tradicionais eventos da Ordem DeMolay da Região Norte do Brasil, o X Congresso Acreano da Ordem DeMolay aconteceu no feriadão da Independência da República, reunindo lideranças adultas se juvenis da Maçonaria e da Ordem DeMolay na capital Rio Branco. O Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil esteve representado pelo Grande Mestre Nacional, Ederson Velasquez, e pelo Mestre Conselheiro Nacional, Paulo Rafael Mesquita. Ainda estavam presentes os vizinhos de Rondônia, Tiago Gerônimo, Grande Mestre Estadual, e Emerson Salvador, Mestre Conselheiro Estadual.

Apesar de inicialmente programado, o Desfile Cívico de Sete de Setembro teve que ser cancelado por causa das fortes chuvas que atingiram a capital acreana. O dia, entretanto, foi aproveitado para um encontro das lideranças juvenis e adultas se reunirem com o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Acre, Francisco de Souza Chaves.


No sábado (08), além da abertura oficial do Congresso, os participantes acompanharam a palestra sobre ritual, com Thiago Augusto, membro da Comissão de Ritual e Liturgia, e as apresentações dos projetos do Gabinete Nacional e do Supremo Conselho, feitas pelo Mestre Conselheiro Nacional e pelo Grande Mestre Nacional.

À tarde, o Capítulo José Ferreira de Araújo nº 275 realizou uma Cerimônia Magna de Iniciação e a Ordem DeMolay do Acre ganhou o primeiro Castelo de Escudeiros da Távola Redonda, o Castelo Elton Soares, com a iniciação de nove garotos. Para a noite, ficaram reservados os espaços para homenagens e posse dos novos dirigentes. Rildomar Marques, mais conhecido como Rildo, assumiu a função de Grande Mestre Estadual, deixada por Ianes Nogueira. Para Mestre Conselheiro Estadual, Wilsey Monteiro deixou o cargo para até então Mestre Conselheiro Estadual Adjunto, Ruan Rodrigo, que agora tem como Adjunto Alan Kelvin. No encerramento, houve ainda a Investidura Chevalier de sete novos membros.

"O Congresso foi marcado por várias conquistas, desde o sentimento de dever cumprido expressado por aqueles que parabenizaram as administrações do GCE e Gabinete, passando pela bela semente plantada no estado que foi a Instalação do Castelo de Escudeiros, até o ambiente de fraternidade que cercou o evento", destaca Paulo Rafael Mesquita, que recebeu auxílio do Grande Conselho Estadual para se deslocar até Rio Branco.

Nota do redator: segundo o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o termo adequado para o gentílico do Acre é “acriano”, porém a população local prefere manter a grafia antiga, “acreano”. Apesar de estar vigorando, o acordo tem prazo para se tornar obrigatório, razão pela qual o DeMolay Brasil manteve a grafia original, acatando o uso local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review