Blogger templates

Pages

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

FRANK S. LAND, DAD OU TIO?

A amizade e o respeito entre Frank Land e os jovens DeMolays era notável, mas uma coisa ainda era mais impressionante: quando ele fundou a Ordem tinha apenas 29 anos de idade.

Ele era poucos anos mais velho que os garotos. Isto os levou a um dilema quanto a que título os garotos deveriam usar ao falar com seu Consultor. Chamá-lo de “senhor” parecia muito formal e chamá-lo simplesmente de “Frank” não parecia respeitável o suficiente e não era um costume da época. Então Lower chamou-o de Dad e os demais seguiram o modelo. Dad é uma forma carinhosa de chamar o pai que em Inglês é Father. Se fossemos fazer uma comparação, Dad estaria para Father como Papai está para Pai. Mesmo assim, apenas Frank Land tinha este título, até que a equipe do Capitulo Mãe foi de Kansas City a Trenton, também no estado de Missouri e o detentor único e exclusivo até então sugeriu que dali em diante o grande incentivador, Ray Denslow, também fosse chamado de Dad e não somente isto, mas que todos os Consultores fossem assim denominados.

Quando a Ordem chegou ao Brasil, estabeleceu-se um problema linguístico. Não fazia sentindo usar a nomenclatura Dad, em Inglês e chamar os Maçons e Seniores Consultores de “Pai” não atenderia à função de manter uma formalidade e ao mesmo tempo uma descontração. Em compensação, é comum aos jovens brasileiros chamar pessoas mais velhas de Tio ou Tia. Foi o que ficou. A fórmula foi consagrada até mesmo no Ritual e, no “Hi, Dad!”, preferiu-se o uso do termo “Tio” como forma de atender aos costumes brasileiros e não ler-se Pai Land. Contudo, o título diferentemente da Ordem Americana, foi usado apenas para Consultores Maçons. Os Seniores DeMolays, mesmo no Conselho Consultivo, são chamados de Irmãos.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review