Blogger templates

Pages

sábado, 9 de junho de 2012

PATRIOTISMO DEMOLAY

Patriotismo é o sentimento de amor e devoção à pátria, aos seus símbolos (bandeira, hino, brasão). Através de atitudes de devoção para com a sua pátria, pode-se identificar um patriota.

Muitas vezes, o nacionalismo é utilizado como seu sinônimo. Porém, podemos dizer que o nacionalismo é considerado uma ideologia, que leva as pessoas a serem patriotas.

Ser um nacionalista não implica algum ponto de vista político particular, à excepção de uma opinião da nação como um princípio organizado fundamentalmente napolítica. Agora, ser um patriota implica fazer algo de bom pelo seu país, ou nação.

Há diferentes tipos de patriotismo, e diferentes pessoas que são patriotas, diferentes maneiras de mostrar como são devotos ao seu lugar de origem:

· Patriotismo nos desportos: há grande parte da população que tem orgulho de sua pátria quando ela está representada por atletas em competição;

· Patriotismo na Cultura: cantores, compositores e poetas, que são famosos no mundo inteiro, espalham o encanto do país em que vivem. E não negam suas raízes;


· Patriotismo na Guerra: pessoas que se oferecem ou são rigorosamente selecionadas para defenderem seu país em uma guerra.


Patriotismo é o espírito de solidariedade entre pessoas que tenham interesses comuns, constituindo um Estado, e que, ao viver sob mesmas leis, as respeitem com ânimo maior que o ânimo que empregam na defesa de interesses, ambições e avarezas particulares. Estas pessoas consideram que suas riquezas particulares e seu bem-estar também constituem um tesouro público, e, por outro lado, policiam para que o tesouro realmente público não se torne patrimônio de particulares. É um sentimento que, ao lado das leis, sustentam uma Democracia. Toda vez que tais pessoas deixam de cumprir as leis, elas enfraquecem o Estado e, consequente e contraditoriamente, sua própria liberdade.

Como Cantar o Hino Nacional?

 

"Não é costume no Brasil pôr a mão no peito para ouvir o hino, como ocorre em alguns países latino-americanos e nos Estados Unidos. A atitude ideal é ouvi-lo em pé, com os braços soltos e estendidos junto ao corpo, explica Maria de Lujan, assessora do cerimonial do Itamaraty."

"Se estiverem usando chapéu, boné ou similares estes deverão ser retirados da cabeça e militares deverão manter continência. Deverão ainda estar voltados para a Bandeira Nacional. Com o passar do tempo às execuções do hino nos estádios de futebol se tornou cada vez mais espontânea com aplausos no final, o que não é necessário nas cerimônias cívicas. Comitê Nacional do Cerimonial Público."


O que diz a lei?

Art. 30 da Lei 5700/71: "Nas cerimônias de hasteamento ou arriamento, nas ocasiões em que a Bandeira se apresentar em marcha ou cortejo, assim como durante a execução do Hino Nacional, todos devem tomar atitude de respeito, de pé e em silêncio, o civis do sexo masculino com a cabeça descoberta e os militares em continência, segundo os regulamentos das respectivas corporações. Parágrafo único. É vedada qualquer outra forma de saudação." (inclui-se aqui a mão sobre o peito)

Conclusão

Quando da bandeira em cortejo pelo Porta-Bandeira, os DeMolays devem permanecer de pé, em silêncio e com os braços estendidos junto ao corpo, todos voltados para a bandeira. Nada de mão direita sobre o peito esquerdo. Os aplausos após a execução do hino não devem ocorrer em Capítulo ou cerimônias cívicas e formais, sendo "tolerado" quando em estádios ou eventos públicos informais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review