Blogger templates

Pages

sábado, 21 de julho de 2012

O SENTIMENTO QUE NOS UNE

Em torno do Baluarte mais importante

Numa pequena explanação de nossa 4ª vela, é possível expandir ainda mais, um dos maiores motivos de nos reunirmos todos os sábados, com um grupo seleto de jovens. Pra não dizer o maior, senão um dos maiores baluartes da Ordem DeMolay, a vela do Companheirismo foi por mim escolhida como a mais forte, sendo possível o cruzamento dela com todas as demais.
Em ordem crescente temos Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo, em torno desses baluartes dedicamos nossa vida, e vivemos. Como vivemos num ciclo que sempre se repete e nunca voltamos atrás, como um efeito dominó sem fim, gerando assim uma série de acontecimentos semelhantes de infinita duração temos um efeito como a causa de outro efeito em nossas vidas. Em torno disso e com essa ideia cruzamos todas as demais velas com nossa 4º vela.
Numa alusão ao Patriotismo com o Companheirismo, vemos que se formos chamados a defender nossa pátria nos campos de batalha, assim nós o faremos com forte presença do companheirismo, pois é nesse período que conheceremos e conviveremos com pessoas estranhas, que farão parte de nosso dia-a-dia durante as situações mais adversas e até mesmo mortais, sendo de importância imensurável o companheirismo, sem o qual não poderá haver uma dinâmica favorável ao trabalho em equipe, levando o grupo à fatalidade da derrota.

Interligando Companheirismo com Pureza, temos que ser puros de palavra, ação e pensamentos. Jamais devemos desejar fazer ou falar mal de um amigo, mesmo que sejamos tentados à tal erro. Conversemos sempre, talvez tudo não passe de um mal entendido.
Fidelidade com Companheirismo, devemos ser fiéis, à nossa religião, nossa Pátria, nossos pais e também com nossos companheiros e amigos; pois se os trairmos uma única vez, uma relação que talvez tenha anos de existência, poderá se abalar de forma que nunca mais se reestabeleça da mesma maneira, nunca mais seremos considerados verdadeiros amigos.
Cruzando Cortesia com Companheirismo, digo que devemos ser como um companheiro cortês, que trata os amigos e companheiros com educação e atenção. Não somente no trato com os amigos, mas com todas as pessoas, assim, seremos respeitados por sermos homens finos e educados.
No momento em que vamos de encontro com Deus, vemos que um bom companheiro nos leva para um bom caminho, um caminho limpo, de alegria e de beleza, e se você quer um caminho mais limpo e belo, assim temos o Companheirismo com nossa 2ª vela, a Reverência pelas Coisas Sagradas.
No tocante ao Companheirismo com o Amor Filial, este é o companheirismo com nosso pai e com nossa mãe, assim o bom filho não é somente um filho, mas um amigo, um companheiro que divide os momentos de alegria e tristeza com seus pais.
Este baluarte é tão forte em nossas vidas, que foi possível interliga-lo com todos os demais baluartes de nossa Ordem. Certa vez em reunião aberta, um irmão disse aos visitantes “No início, antes de ser iniciado, eu não entendia muito bem, esse sentimento que todos demonstram aqui. Hoje vejo que ganhei o carinho e a admiração de mais de 40 Irmãos.” É justamente esse sentimento que nos uni, de amor fraternal, de irmandade, o Companheirismo.
Esta é a virtude que mais deve ser cultivada por nós, pois representa a união, a amizade, a camaradagem e o afeto que pode existir entre duas ou mais pessoas. O sentimento de amizade, é o que nos faz dividir momentos de alegria e tristeza com alguém. Talvez esta seja a Virtude mais importante de um DeMolay, pois somente se vivermos de acordo com os preceitos desta Virtude, é que conseguiremos viver bem com nós mesmos.
Yago Lima”  Capitulo Geoffroy de Sain’t Omer 554

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Facebook

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | GreenGeeks Review